02 de Abril: Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma a cada 160 crianças no mundo tem Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os transtornos começam na infância e persistem durante a vida adulta. Como estão sujeitas à discriminação e violação dos seus direitos, foi criado um Dia de Conscientização Mundial do Autismo para chamar a atenção sobre a necessidade de apoio aos portadores de TEA.

No Brasil, a estimativa é de que existam 2 milhões de autistas. Embora as informações não sejam oficiais, já que o país não tem estudos específicos para elaborar uma estatística, o que dificulta a construção de políticas públicas que garantam o direitos dessas pessoas porque para isso é necessário dados concretos.

Ainda não existem comprovações do que causa o Transtorno e nem cura. O que se recomenda é que quanto antes o diagnóstico for feito, mais rápido a criança receberá o tratamento necessário e os pais serão orientados de como devem conduzi-la. A intervenção durante a primeira infância é importante para promover o desenvolvimento ideal e o bem-estar do autista.

O Ministério da Saúde lançou em 2014 uma espécie de cartilha intitulada “Diretrizes de Atenção à Reabilitação da pessoa com Transtornos do Espectro Autista” com orientações para pais de autista desde indicadores de comportamento até o apoio e acolhimento da família da pessoa com TEA.

Fonte: OPAS Brasil

0 0 votos
Classificação do artigo
Ministério da SaúdeOMS
Comentários (0)
Adicionar comentário