08 de outubro: Dia do Nordestino

Além da riqueza cultural, o povo nordestino desenvolve atividades de agropecuária, indústria, turismo e comércio

08 de outubro: Dia do Nordestino
O Dia do Nordestino foi criado em 2009 em São Paulo - Foto: Reprodução

Hoje, 08 de outubro é comemorado o Dia do Nordestino. Segundo dados do IBGE de 2020, somos 53.081.950 habitantes, sendo, portanto, a segunda maior população do Brasil.

Formado por nove estados: Bahia, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Sergipe, o Nordeste é muito mais que sotaques e esteriótipos.

Com fama de trabalhador, o povo nordestino tem importância vital para a economia e crescimento do país, ao desenvolver atividades na agropecuária, indústria, turismo e comércio.

Composta por 62,5% de pardos; 29,2%, de brancos; 7,8% de negros e 0,5% de indígenas, a população nordestina está presente em todo país, principalmente no sudeste do Brasil.

São Paulo é a cidade com o maior número de imigrantes nordestinos e deve a eles o seu crescimento, principalmente na construção civil.

Assim, para homenageá-los, em 2009 criaram o Dia do Nordestino. Desde então, todo ano acontece uma programação especial em vários pontos da cidade nesta data celebrando a cultura nordestina.

Esta data foi escolhida em homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense.

O artista que morreu em 2002,ganhou muitos prêmios em reconhecimento à sua contribuição para a cultural local e nacional.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários