20 de julho: Feliz Dia do Amigo! Saiba como surgiu a data

“Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração. Assim falava a canção que na América ouvi…” a frase dos poetas Milton Nascimento é uma homenagem ao seu amigo sul-africano Ricky Fataar.

Outros poetas e pensadores também têm obras famosas se referindo à amizade. Entre eles Vinícius de Moraes e Paulo Sant’ana que declarou: “Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos”.

Mas como surgiu a data 20 de julho como Dia do Amigo comemorada no Brasil? Essa história começou na Argentina com uma reunião de amigos promovida pelo professor e dentista Enrique Ernesto Febbraro que se inspirou na data que o homem foi à lua, 20 de julho de 1969, como um ato científico mas também capaz de possibilitar fazer amigos em outras partes do mundo.

Enrique chegou a escrever mais de mil cartas e enviar para cidades argentinas propondo a comemoração. Assim, em 1979 o país instituiu a data oficialmente. O nosso país aderiu à ideia em 1990.

Em tempos de pandemia, os encontros não são recomendados por uma questão de saúde, mas, é bastante saudável também cultivar as boas relações. Ligue para os seus amigos, mande mensagem, envie esse texto, homenageie seu camarada com comentários aqui, explore os meios tecnológicos para demonstrar esse sentimento importante que nos move e alimenta.

Feliz Dia do Amigo!

5 1 voto
Classificação do artigo
Comentários (1)
Adicionar comentário
  • Saint Clair

    Nesta pandemia os meus laços de amizade se estreitaram. É sempre bom contar com os amigos, ainda mais nestas horas difíceis.