A capital baiana e primeira do país, completa 473 anos nesta terça-feira (29). Fundada em 1549 por Tomé de Sousa, governador-geral do Brasil.
Segundo dados do IBGE de 2021, Salvador tem uma população estimada em 2.900.319 habitantes e é a quarta capital mais populosa do país.
Reconhecida por abrigar a maior festa de rua do mundo, Salvador não é apenas carnaval. Sua economia, embora tenha o turismo e as festas populares como uma das suas bases, mas também conta com grande movimentação na área portuária e no setor terciário.
No que diz respeito à sua população, os soteropolitanos são formados, principalmente, por indivíduos negros e pardos. A língua iorubá, vertente linguística africana, é inclusive praticada no município. A cidade tem uma forte tradição religiosa, em especial dos praticantes do catolicismo e do candomblé.
A formação, basicamente negra, dos seus habitantes, enriqueceram o lugar com a diversidade da cultura africana e, além de se tornar a identidade do seu povo, é um chamariz para pessoas do mundo inteiro que se interessam por esta riqueza.