O ator Paulo José morreu nesta quarta-feira (11) no Rio de Janeiro em decorrência de uma pneumonia. Paulo estava internado há 20 dias. Ele também sofria de Mal de Parkinson há 20 anos.
Apesar da doença que o acompanhou por duas décadas, Paulo trabalhou o máximo de tempo possível na profissão que escolheu.
Ícone do teatro, da cinema e da televisão, Paulo José teve o primeiro contato com a arte cênica aos 10 anos de idade no Rio Grande do Sul, onde nasceu em 20 de março de 1937.
Ao trabalhar como ator, ele encenou em dezenas de minisséries, novelas e filmes. A lista de prêmios que ganhou também é extensa e inclui premiações como figurinista, mérito artístico e direção, outra paixão dele.
Sua estreia no palco foi em 1961 na peça “Testamento de um cangaceiro”. Já no cinema, ele estreou em 1965, no filme “O padre e a moça”, de Joaquim Pedro de Andrade e na televisão, TV Globo, foi na novela “Véu de noiva” de Janete Clair no ano de 1969.
A última aparição na TV foi como o vovô Benjamin na novela ‘Em Família’, de Manoel Carlos em 2014.
O ator foi casado com a atriz Dina Sfat, com quem teve três filhas: Ana, Bel e Clara Kutner, além de Paulo Henrique Caruso, filho dele com Beth Caruso.
Vários atores a exemplo de Selton Mello, Cláudia Abreu, Dira Paes, Patrícia Pillar usaram as redes sociais para lamentar sua morte e também homenageá-lo.