Protagonista da novela Fina Estampa, que está sendo reprisada na principal faixa do horário nobre da TV Globo, a atriz Christiane Torloni repudiou os que banalizam as mortes e os efeitos da pandemia do coronavírus no Brasil: “Elas são piores que a peste. Elas são os pestes”.
O desabafo, feito em vídeo nas redes sociais, é uma clara referência ao presidente Jair Bolsonaro e à secretária de cultura do seu governo, a também atriz Regina Duarte.
O presidente vem constantemente relativizando os efeitos da pandemia e se posicionando contra o isolamento social, única maneira conhecida de conter a expansão do coronavírus. Na semana passada, Regina Duarte minimizou o número de mortes no país (já foram mais de 11 mil), ao dizer que “onde há vida, há morte”, em entrevista na CNN Brasil.
A declaração de Regina Duarte motivou um manifesto de artistas contra ela, que contou com mais de 500 assinaturas, além de várias manifestações nas redes sociais. Principal influenciador digital do país, o youtuber Felipe Netto também conclamou a classe artística a se manifestar contra o governo. Ele disse que quem se cala diante dos facistas é facista também.