O senador Bernie Sanders desistiu de sua candidatura a presidência dos EUA em 2020 nesta quarta-feira. A decisão deixa caminho aberto para que Joe Biden represente o Partido Democrata na disputa contra o republicano Donald Trump ainda este ano. Biden foi vice-presidente do país na gestão Obama e conta com forte apoio dele e da comunidade negra local.
Bernie tomou a decisão em sua cidade natal, Burlington, Vermont. “Hoje estou suspendendo minha campanha. Mas, enquanto a campanha termina, a luta pela justiça continua”, publicou no twitter.
O anúncio também um mês depois de Bernie ser derrota nas primárias realizadas em seis estados. Bernie teria que ganhar mais de 55% dos delegados para conseguir a indicação dos Democratas.
O senador de Vermont – cuja plataforma ressoava com os jovens eleitores que apoiavam a saúde universal e a faculdade gratuita – esperava obter vitórias cruciais na terça-feira para dar um impulso muito necessário à sua campanha. Mas, em vez disso, foi Biden quem se distanciou … marcando vitórias no Missouri, Idaho, Mississippi e talvez o mais importante, Michigan.
Da forma que Trump está levando essa pandemias, duvido que ele siga no poder.