Com 35 milhões de pessoas sem acesso à rede de água potável e mais de 13 milhões abaixo da linha da pobreza, o Brasil é o cenário perfeito para uma verdadeira tragédia na pandemia de covid-19. A previsão é de um dos maiores especialistas de saúde pública do país, Dr. Drauzio Varella.
“Eu acho que nós vamos ter um número muito grande de mortes, vamos ter um impacto na economia enorme, uma duração prolongada”, disse o médico, em entrevista à BBC News Brasil.
Para Dráuzio, infelizmente, chegou a hora do Brasil ser punido por tanta permissividade e tolerância com a desigualdade social. “Agora é que nós vamos pagar o preço por essa desigualdade social com a qual nós convivemos por décadas e décadas, aceitando como uma coisa praticamente natural”.
Alerta e lição
Varella reforçou a necessidade de isolamento social e fez um duro alerta sobre o mais grave dano do coronavírus ao corpo humano. “Não é que você volta para casa, sofre um pouco e passa. Não, falta de ar é o pior sintoma que existe. Porque se você tem dor, toma analgésico, você tem tosse, tem jeito de bloquear. Agora ter falta de ar é uma morte horrível. Horrível”.
Dráuzio previu ainda que a pandemia vai ensinar uma dura lição ao país. “Acho que o sofrimento é uma pressão para o aprendizado. Todos nós vamos perder amigos, muitos vão perder pessoas da família, e isso vai nos ensinar que não é possível viver como nós vivíamos até aqui”, finalizou.