Covid-19: Brasil tem novo recorde de mortes em 24h

O Brasil registrou mais um recorde de número de óbitos em decorrência da Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, 2.841 brasileiros perderam a vida em 24 horas, nesta terça-feira (16/03). Sozinha, Minas Gerais registrou hoje (17/03) 314 mortes nesse mesmo período, quando o maior número de óbitos no estado tinha sido 263, em 11 de março.

Conforme relatório publicado nesta terça-feira pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), este é “o maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil”. O novo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga afirmou que as mortes só diminuirão com políticas de distanciamento social e melhora na capacidade assistencial dos serviços hospitalares. A declaração foi dada na tarde desta quarta-feira (17/03) durante cerimônia de entrega das primeiras doses da vacina produzida pela Fundação.

Segundo o Painel da Covid-19 no Brasil, são 11.603.535 casos confirmados da doença e 282.127 vítimas fatais ao todo. A quantidade de mortes, a cada dia da pandemia no país, se aproxima ao número de óbitos no atentado terrorista de 11 de setembro nos Estados Unidos, que deixou aproximadamente 3 mil mortos. 

No que se refere a melhoria dos serviços hospitalares, dirigentes de Sociedades Médicas Brasileiras criticam o fato do país não ter um protocolo nacional detalhado que padronize os procedimentos sem uso de medicamentos que devem ser realizados nos pacientes de Covid-19, como existe nos Estados Unidos e na União Europeia.

O protocolo daria orientações à equipe médica de quando internar o paciente, quando usar ventilação mecânica, quando entubar, manejo de pacientes na UTI, por exemplo.

O novo Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga
0 0 votos
Classificação do artigo
covid-19Ministério da Saúde
Comentários (0)
Adicionar comentário