Nesta quarta-feira (09) o governador de São Paulo, João Dória, decidiu que o uso de máscara não é mais obrigatório no estado.
Porém, por enquanto a decisão vale somente para ambientes externos como ruas, praças e parques. Em locais fechados ainda é preciso utilizar o equipamento.
Além disso, Dória anunciou a liberação de 100% do público nos estádios de futebol que, desde janeiro só permitia a ocupação de 70% da capacidade.
Outros dois estados brasileiros também adotaram a medida, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte. No estado carioca, a liberação do uso da máscara vale desde a segunda-feira (07) e vale, inclusive, para ambientes fechados como transporte público e escolas.
Porém, cada escola tem autonomia para escolher entre exigir que alunos e funcionários usem o instrumento de proteção.
Já no Rio Grande do Norte, as pessoas poderão deixar de usar a máscara se quiserem a partir do dia 16 de março, conforme anúncio do secretário de Saúde do estado, Cipriano Maia nesta terça-feira (8).
Enquanto isso o governador da Bahia, Rui Costa, declarou que, apesar dos números de casos positivos, internamento e morte por covid-19 estarem em queda, vai esperar os dados até o fim deste mês para tomar alguma medida neste sentido.