Governadores de 22 estados se reúnem hoje (08/03) no Rio de Janeiro com o Ministro da saúde, Eduardo Pazuello e representantes da Fiocruz para discutir estratégias de enfrentamento contra o novo coronavírus e uma maior agilidade na vacinação em todo o país.
A proposta da reunião é traçar um pacto nacional com medidas para amenizar os efeitos da pandemia que alcançou o pico, e pelo nono dia consecutivo, bateu recorde de internações e mortes.
Vários governantes já decretaram toque de recolher em seus estados em uma tentativa de conter o avanço da pandemia, limitaram o horário de funcionamento de estabelecimentos comerciais e determinaram a abertura apenas aqueles considerados essenciais.
O Brasil contabiliza mais de 265 mil mortes e existe a possibilidade desse número aumente ainda mais visto que a ocupação de leitos de UTI já alcançou 90 a 100% de sua capacidade em várias cidades brasileiras tanto em hospitais públicos, quanto privados.
As principais ações contra a proliferação da Covid-19 são o isolamento e o distanciamento social, além da vacinação que nacionalmente conta com 8.142.004 doses aplicadas e apenas 1,27% da população totalmente vacinada.