Dia de Reis: conheça os costumes da comemoração pelo mundo

Dia de Reis: conheça os costumes da comemoração pelo mundo
Em 6 de janeiro, segundo o calendário cristão, comemora-se o Dia de Reis - Foto: Reprodução

No dia 6 de janeiro, é celebrado o Dia de Reis, quando se encerram as comemorações natalinas e quando a árvore de de Natal e desmontada.

Conforme o calendário cristão, a ata representa o dia em que os Reis Magos do Oriente foram visitar Jesus Cristo que havia nascido no dia 25 de dezembro.

A data é conhecida como Epifania ou Teofania, o que quer dizer chegada, confirmação ou revelação do nascimento de Jesus e é celebrada em diversos lugares do mundo.

Veja a comemoração do Dia de Reis em alguns países:

Itália

Uma lenda italiana conta a história de uma bruxa bondosa que presenteava as crianças que fizeram bons atos durante o ano e daria pedaços de carvão ou cinzas para os pequenos desobedientes. Segundo os costumes, crianças devem colocar meias na janela no dia de Reis para receber seu presente.

Espanha

Fazem a troca de presentes no Dia de Reis e não no Natal. Ao pôr-do-sol do dia 5 de janeiro, também é feito um desfile com pessoas em roupas típicas tradicionais montadas em cavalos, conhecido como “Cavalgada do Dia de Reis”.

França

A tradição francesa, que também é reproduzida em algumas regiões do Canadá, é bem saborosa. Lá é conhecido o “galette des rois” ou Bolo do Rei. Dentro do bolo existe uma coroa escondida e o felizardo que ganhar a coroa em seu pedaço de doce é o “rei da noite”. “Se, por exemplo, eu virar rei naquela noite, eu tenho o compromisso de no próximo ano ser quem vai ofertar o bolo para outras pessoas”.

Portugal

Abaixa-se o estandarte do Natal.  Um bolo de reis também é ofertado, mas sem a coroa comum na festividade francesa. É um bolo doce com frutas cristalizadas, e o que deve ser achado é uma fava.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments