Nesta sexta-feira (06) se comemora o Dia Internacional da Cerveja. O contexto para o consumo da cerveja é bastante variado: comemoração, happy hour, encontros, pós-futebol, não importa. Seja para socializar ou mesmo sozinho somente para relaxar, o líquido faz parte da vida dos brasileiros.
No entanto, cerveja não é apenas sinônimo de descontração, o produto é importante no setor de economia do país. Segundo o superintendente do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), Luiz Nicolaewsky, o Brasil é o terceiro maior fabricante de cerveja no mundo, atrás apenas da China e dos Estados Unidos.
Foram 13,3 bilhões de litros fabricados em 2020. A indústria cervejeira representa 2% do Produto Interno Bruto, R$ 27 bilhões em salários e mais de milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos
A escolha do dia
O Dia Internacional da Cerveja, foi criado em 2007 em Santa Cruz, na Califórnia. A data passou a ser estabelecida após o americano e amante de cerveja, Jesse Avshalomov, compartilhar a ideia com três amigos e convencer o seu bar preferido a fazer uma festa de comemoração.
Inicialmente, celebrava-se o dia em 5 de agosto. No entanto, depois da edição de 2012, a comemoração passou a ser feita na primeira sexta-feira de agosto.
Para a mudança, os idealizadores levaram em conta alguns aspectos: reunir-se com parceiros para saborear a cerveja, celebrar os responsáveis pela sua fabricação, servi-la, e comemorar os tipos de cerveja de todas as nações em um único dia.
Você bebe? Tem preferência por algum tipo: tradicional, artesanal, puro malte, preta? Com quem costuma beber? Conte a gente aqui nos comentários. Mas faz isso antes de “tomar uma”, certo? Vai que você esquece, rs.
Fonte: Brasil 61