Dia Nacional do Idoso: filhos têm o dever de amparar os pais na velhice

Hoje (01) se comemora o Dia Nacional do Idoso. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 210 milhões brasileiros, 37,7 milhões são pessoas idosas.

São considerados como idosas, pessoas com 60 anos ou mais. Ainda de acordo com o órgão, 18,5% dessa população ainda trabalha e 75% dela contribuem para a renda de onde moram.

No Brasil, os direitos dos idosos são garantidos pela Constituição que, em seu Artigo 230, define que família, sociedade e Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, promovendo seu bem-estar e garantindo o direito à vida.

Outro importante instrumento de garantia desses direitos é o Estatuto do Idoso. Em seu site, a advogada humanista, Dra. Luma Dórea discorre de forma detalhada sobre a lei que protege esta população.

Além dos direitos que os assiste, a profissional disponibiliza também informações de como identificar e denunciar a violência contra as pessoas idosas.

Para fazer a denúncia, a população em geral pode denunciar por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo site www.181.pr.gov.br.

“Hoje auxiliamos, amanhã seremos os necessitados de auxílio”.

Chico Xavier

0 0 votos
Classificação do artigo
Comentários (0)
Adicionar comentário