O Cardeal paulista Dom Sergio da Rocha, 60 anos, assume hoje, às 19h, o posto de 28º arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. Ele substituiu o catarinense Dom Murilo Kriger, que estava no cargo desde 2011 e pediu renuncia em 2018, por ter chegado aos 75 anos. É a idade estipulada pela igreja católica para aposentadoria dos arcebispos.
A posse de Dom Sergio acontece na Catedral Basílica, em Salvador, mas não terá a presença dos fiéis, por causa da pandemia de covid-19. Poucos membros da igreja vão participar da cerimônia, que será transmitida pela internet.
Carreira
Natural de Dobrada, interior de São Paulo, Dom Sergio é mestre em Teologia Moral. Ele é também doutor pela Academia Alfonsiana de Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Em 2001, o paulista foi nomeado bispo auxiliar de Fortaleza. Em 2007, Dom Sergio da Rocha foi nomeado pelo Papa Bento XVI arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Teresina (PI). Em 2011, tornou-se Arcebispo Metropolitano de Brasília. Em 2016, foi criado cardeal pelo Papa Francisco, na Basílica de São Pedro, em Roma.