A implantação da linha de montagem da Empresa Bioenergy, do Grupo Terra, em Camaçari, vai possibilitar a fabricação de 100 respiradores por dia, a partir dos mês que vem. O equipamento é fundamental para salvar vidas de pacientes graves com Covid-19. O protocolo de intenções foi assinado na manhã de hoje pelo Governo do Estado da Bahia.
A instalação da fábrica vai diminuir os custos de aquisição de respiradores no Brasil, acelerar a entrega e gerar 180 empregos. A Bioenergy vai investir R$ 60 milhões no Cimatec Park, com tecnologia 100% nacional, numa área total de 1.000 m2. O Senai Cimatec vai arcar com 50% dos custos de condomínio e aluguel do espaço.
“O melhor é que toda a Bahia e o Consórcio Nordeste vão poder comprar os equipamentos fabricados na própria região, sem atrasos de entrega”, garante o sócio-fundador da Bionenergy, Paulo Tarso. Um respirador chinês pode chegar a custar R$ 200 mil.
Preço
Os respiradores fabricados em Camaçari vão ter preço três vezes menor, segundo a CEO da Hempcare, Cristina Taddeo, empresa que vai distribuir e vender os aparelhos da Bioenergy. Já há encomendas de várias partes do Brasil, como Ceará, Amazonas e Rio de Janeiro.
Nos últimos dias, respiradores chineses chegaram no Pará, mas estão fora de uso por apresentarem defeito. A Bahia já teve duas tentativas frustradas de importação do equipamento. A primeira remessa ficou retida nos EUA e a segunda foi cancelada pelo Governo do Estado.