Por causa de críticas de integrantes do movimento negro, o youtuber Felipe Neto apagou uma série de tweets onde criticava a omissão de Neymar sobre a morte de George Floyd.
“Apaguei o tweet sobre o silêncio do Neymar após msgs de integrantes do movimento negro, mostrando q um branco não deve cobrar de um negro sobre pautas racistas. De fato, não é meu papel cobrar o Neymar sobre isso. Vou seguir tentando ajudar, aprendendo e corrigindo qd errar”, postou Neto.
“Isso não muda o fato de eu condenar o silêncio do jogador, que é, disparado, o maior influenciador digital brasileiro no mundo, mas que se silencia a respeito de quase todas as pautas humanitárias e sociais que assolam seu país de origem e se espalham pelo planeta”, completou.
Críticas a Neymar
Horas antes, Felipe Neto tinha criticado a omissão de Neymar sobre a morte de George Floyd, que foi morto em abordagem policial violenta por brancos nos EUA.
“Vidas negras importam, mas nem todo mundo se importa”, tinha escrito Felipe Neto. Na sequência, o youtuber mostrou uma série de postagens de Neymar desde a morte de Floyd, sem qualquer menção ao ocorrido.
Nos comentários do post apagado, Neto lembrou ainda que Neymar também se omitiu em relação à histórica queimada ocorrida na Amazônia ano passado, enquanto outros jogadores do PSG se pronunciaram.
Outros ídolos
Vários atletas de renome internacional tem se manisfestado publicamente contra a morte de Floyd. Entre eles, os astros do basquete Michael Jordan e Lebron James e o campeão de fórmula 1, Lewis Hamilton, que, curiosamente, é um dos melhores amigos de Neymar.
A morte de Floyd desencadeou uma onda de protestos violentos por todo o território americano e sensibilizou pessoas na luta pela causa antirracista pelo mundo.