A TV Globo vai reprisar neste domingo de páscoa, 12 de abril, a final da Copa do Mundo de 2002, realizada em 30 de junho, em Yokohama, no Japão. O Brasil venceu a Alemanha por 2 a 0, dois gols de Ronaldo Fenômeno, e se tornou o primeiro e único pentacampeão do mundo. O jogo será exibido na íntegra, com a equipe original de transmissão – Galvão Bueno na narração, Falcão e Casagrande nos comentários. As reportagens foram de Tino Marcos. O horário da reprise será 16h. Confira o VT com os melhores momentos ao longo desta matéria e a ficha técnica da partida no final.
Desacreditado
O Brasil chegou desacredita à Copa de 2002. Apesar de contar com craques que já haviam siddo eleitos melhores do mundo pela FIFA em anos anteriores, Rivaldo e Ronaldo, eles não viviam o auge da forma física. A campanha nas eliminatórias foi irregular e a Seleção só garantiu a classificação na última rodada. Pra piorar, o clima da torcida era de insatisfação geral com a não convocação de Romário, barrado por problemas com a comissão técnica.
Estrelas
Mesmo assim, o Brasil brilhou. Ronaldo foi artilheiro da Copa. Rivaldo, o maestro do time. O goleiro Marcos, do Palmeiras, fechou o gol. Ronaldinho Gaúcho teve participações importantes. O sistema com três zagueiros – Roque Jr, Edmílson e Lúcio – montados por Felipão deu consistência defensiva, sem tirar o brilho do ataque. O time sofreu apenas quatro gols e marcou em 18 gols, vencendo as sete partidas e balançando as redes em todos os jogos daquela Copa. A equipe base titular, que começou a final em Yokohama, era composta ainda pelos excepcionais laterias Cafu e Roberto Carlos, o eficiente Gilberto Silva e a revelação Kleberson no meio de campo.
Denílson e Juninho Paulista entraram no decorrer da vitória sobre os alemães. Os outros nomes que ficaram na história são: Dida, Rogério Ceni, Anderson Polga, Belletti, Júnior, Vampeta, Ricardinho, Kaká, Edílson e Luizão. Cafu, o capitão após corte de Emerson na preparação, foi o último brasileiro a erguer a taça da Copa, eternizando-se com a frase “100% Jardim Irene”, escrita em sua camisa, no momento da comemoração – uma homenagem ao bairro onde ele cresceu, na grande São Paulo.
Campanha
Na primeira fase, a Seleção Brasileira bateu a Turquia (2 a 1), China (4 a 0) e Costa Rica (5 a 2). O caminho na mata-mata começou com triunfo por 2 a 0 sobre a Bélgica, e seguiu com vitórias sobre Inglaterra (2 a 1), Turquia mais uma vez (1 a 0), e terminou com o triunfo sobre a Alemanha na decisão.
Festa
Os comandados de Felipão desembarcaram no Brasil com grande festa, sendo recebidos pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília. A comemoração marcou a histórica cambalhota de Vampeta na rampa do Palácio do Planalto. O então corintiano saiu “rolando” para festejar o Penta, aplaudido por todos, inclusive pelo presidente da República.
FICHA TÉCNICA
ALEMANHA 0 x 2 BRASIL
Alemanha: Oliver Kahn; Frings, Linke, Ramelow, Metzelder; Schneider, Jeremies (Asamoah), Hamann, Bode (Ziege); Neuville e Klose (Bierhoff). Técnico: Rudi Völler
Brasil: Marcos; Lúcio, Edmílson, Roque Júnior; Cafu, Gilberto Silva, Kleberson, Ronaldinho (Juninho), Roberto Carlos; Ronaldo (Denílson) e Rivaldo. Técnico: Felipão
Gols: Ronaldo, aos 22 e 34 min do 2º tempo
Data: 30 de junho de 2002
Motivo: Final da Copa do Mundo de 2002
Local: Estádio Internacional de Yokohama, Yokohama (Japão)
Árbitro: Pierluigi Collina (ITA)
Público: 69.029
Cartões amarelos: Roque Júnior, Miroslav Klose