Em meio à imunização dos brasileiros contra a Covid-19, o Ministério da Saúde anuncia que vai iniciar a campanha nacional de imunização contra o Influenza, vírus que causa a gripe. A expectativa é imunizar 79,7 milhões de pessoas, que fazem parte do grupo prioritário a partir do dia 12 de abril.
Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação vai prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença como internações e com assim, maior sobrecarga do sistema de saúde, que já sofre com a pandemia. Além disso, é importante para reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. O órgão orienta estados e municípios a tomarem todas as medidas de prevenção à propagação do novo coronavírus.
Ao todo, são mais de 50 mil postos de imunização em todo o País. Mas as unidades de saúde devem priorizar a vacina contra a Covid-19 antes da Influenza, conforme ressalta o órgão. Nesse caso, alguém que faz parte do grupo prioritário deve, preferencialmente, receber a vacina contra o novo coronavírus antes da dose contra a gripe.
Alguns dos grupos prioritários estão as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas e pessoas com deficiência, por exemplo.