Ministro do Ambiente e presidente do Ibama são alvo de operação

Ricardo Salles, Eduardo Bim e outros servidores estão sendo investigados após denúncia de autoridades estrangeiras sobre desvio de conduta

Ministro do Ambiente e presidente do Ibama são alvo de operação
Ricardo Salles em atuação na Amazônia - Foto: Reprodução Twitter Mídia Ninja

O Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Eduardo Bim estão na mira da operação autorizada pelo Supremo Tribunal Federal que investiga a exportação ilegal de madeira para a Europa e Estados Unidos.

Batizada de Akuanduba, a operação começou as investigações em janeiro deste ano após denúncias de autoridades estrangeiras sobre possível desvio de conduta de servidores públicos brasileiros na exportação de madeira, segundo informações da Polícia Federal.

Assim, o presidente do Ibama está afastado do cargo e a justiça solicitou a quebra de sigilo bancário e fiscal de Ricardo Salles. Além deles, estão afastados também outros servidores com cargo de confiança no Ibama e Ministério do Meio Ambiente: Leopoldo Penteado, Vagner Tadeu Matiota, Olimpio Ferreira Magalhães, João Pessoa Riograndense Moreira jr, Rafael Freire de Macedo, Leslie Nelson Jardim Tavares, Andre Heleno Azevedo Silveira, Arthur Valinoto Bastos (analista) e Olivaldi Alves Azevedo Borges.

São 160 policiais federais cumprindo 35 mandatos no Distrito Federal, no Paraná e em São Paulo.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários