Um dos maiores nomes da história da Música Popular Brasileira, o cantor Moraes Moreira morreu nesta segunda-feira, 13/04/2020, enquanto dormia, em sua casa no Rio de Janeiro. O artista foi vítima de um infarto.
A notícia foi confirmada ao jornal Correio pelo também cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor, parceiro de Moraes Moreira na banda Novos Baianos.
Moraes Moreira tinha 72 anos e é considerado um dos maiores puxadores de trio elétrico de todos os tempos. Além disso, ele é compositor da maioria das músicas do álbum “Acabou Chorare. Em 2007, o disco foi eleito pela revista Rolling Stones o melhor da história da música nacional.
Carreira
Morais Moreira nasceu dia 8 de julho de 1947, em Ituaçu, na região da Chapada Diamantina, Bahia. Mas foi em Caculé, na adolescência, enquanto fazia curso de Ciências, que aprendeu a tocar violão.
Depois disso, mudou-se para Salvador e, em 1969, formou com Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor e Luiz Galvão a excêntrica e revolucionária banda Novos Baianos. São deles grandes sucessos como, por exemplo, “Mistério do Planeta”, “Acabou Chorare”, “Preta Pretinha”, “Brasil Pandeiro”, entre outros.
Em 1975 partiu para carreira solo. Como resultado, notabilizou-se como um dos mais magnetizantes puxadores de trio elétrico no Carnaval de Salvador. Foi o primeiro cantor a se apresentar a bordo do Trio de Dodô e Osmar, o mais tradicional da festa. Em suma, Moraes é intérprete e compositor de alguns clássicos do Carnaval da Bahia, como “Pombo Correio”, “Vassourinha Elétrica”, “Bloco do Prazer” e o hino “Chame Gente”.
Mesmo com a saúde combalida, Moraes continuou se apresentando em trio elétrico em Salvador até o Carnaval desse ano. Da mesma forma, também fazia shows solo, em dupla com o filho Davi Moraes e com os Novos Baianos, que após hiato de quatro décadas, voltaram a se reunir em 2016.