Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil a cada 38 minutos um homem morre por causa do câncer de próstata.
Este é o tipo de câncer mais comum entre a população masculina. É a causa da morte de 28,6% que desenvolvem neoplasias malignas.
Alguns fatores de risco contribuem para o número alto de vítimas afetadas com o problema: histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio; raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer e obesidade.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Então, com o objetivo de conscientizar os homens sobre a importância fazer os exames necessários para prevenir e diagnosticar o problema o quanto antes, durante todo o mês de Novembro campanhas de prevenção são divulgadas em todo país.
O perfil das campanhas são homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores. Eles devem procurar um urologista para o exame de toque retal ou PSA a depender da necessidade de cada um.
Além da divulgação nos meios de comunicação, o Novembro Azul conta com a colaboração de mulheres da família ou amigas para convencer os homens a se cuidarem.