Apesar de posicionamentos contrário e ameaças de serem canceladas por causa da pandemia do novo coronavírus, as Olimpíadas de Tóquio têm sua abertura oficial na manhã desta sexta-feira (23), a partir das 8h (horário de Brasília).
Pela primeira vez, o evento mundial que está em sua 32ª edição, não contará com a presença do público nem na abertura nem o encerramento. As olimpíadas tem a representação de 204 países e englobam 46 modalidades esportivas.
O esporte no qual tem mais participantes é o atletismo: são 2.176 corredores. Já aquele com o número menor de atletas inscritos é o ciclismo BMX na categoria freestyle com apenas 19 competidores.
Embora a abertura oficial aconteça hoje (23),algumas competições já estão acontecendo desde terça-feira (20). De terça-feira até quinta-feira (22) já aconteceram disputas no futebol feminino, softbol, pistola de ar, remo, tiro com arco, futebol masculino.
Quais as chances de medalha para o Brasil?
Nosso país está muito bem representado nas Olimpíadas e temos chances reais de medalhas. O país enviou 302 atletas que vão participar em 35 modalidades de esporte. É verdade que é um número inferior a 2016 quando foram 462 competidores. Mas, quais os nossos destaques?
- Gabriel Medina e Ítalo Ferreira (surfe)
- Vôlei masculino
- Pâmela Rosa e Rayssa Leal (skate street)
- Isaquias Queiroz (C1 1000m)
- Beatriz Ferreira (boxe até 60kg)
- Martine Grael/Kahena Kunze (vela, classe 49er)
- Ágatha/Duda (vôlei de praia)
- Bruno Fratus (natação, 50m livre)
- Ana Marcela Cunha (natação, maratona aquática)
- Futebol masculino
- Alison dos Santos (400m com barreiras)
- Mayra Aguiar (judô, até 78kg)
- Arthur Zanetti (ginástica, argolas)
Curiosidades sobre as Olimpíadas
Onde assistir os jogos?
Os telespectadores podem assistir às competições olímpicas na Globo (TV aberta), na Soprt TV e na Globoplay.
Fonte: Agência Brasil