Começa hoje (01) o mês de conscientização para prevenção do câncer de mama: o Outubro Rosa, movimento internacional foi criado no início da década de 1990, lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.
No Brasil, o primeiro ato em alusão ao Outubro Rosa aconteceu em 2002, em São Paulo. Em 2010, o Instituto Nacional do Câncer aderiu ao movimento e passou a promover eventos técnicos e disseminar informações sobre prevenção do câncer de mama.
O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no País, com taxa de mortalidade ajustada (que mede os riscos em termos percentuais) por idade, pela população mundial, para 2019, de 14,23 por 100 mil habitantes. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Nesta sexta-feira (01) às 14h, o INCA vai responder sobre como a doença se propaga no país e a influência de hábitos saudáveis para sua prevenção, além das ações promovidas pelo Instituto no combate ao câncer de mama. O evento será transmitido pela TV INCA.
Em 2021, a campanha do INCA no Outubro Rosa tem como focos principais a prevenção primária (ações para reduzir os fatores de risco) e a detecção precoce. O objetivo é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama.
Como uma das ações no combate ao câncer de mama, o Instituto disponibiliza uma cartilha que esclarece sobre a doença: o que é, fatores de risco, sinais e sintomas, exames.