O Padre Padre Fábio de Melo passou por cirurgia no braço neste domingo (28). Os fã e fiéis souberam do fato através das redes sociais, em relato escrito pelo próprio Padre.
No post, ele conta que te tendões que se laceram e que estava convivendo uma dessas lacerações há 20 e que não dava mais, por isso fez a cirurgia .
Na publicação, agradece às pessoas que o ajudaram durante o processo, desde amigos à equipe médica. Além disso, o Padre confessou ar o medo do procedimento cirúrgico.
Vários famosos manifestaram apoio ao Padre e desejaram uma boa recuperação: Astrid Fontenele, Sabrina Sato, Marcos Mion, Nany People foram algumas das celebridades que responderam ao post.
O que é lacerar um tendão?
Rupturas podem ocorrer nos tendões que fixam o músculo bíceps aos ossos do ombro ou no tendão que prende o músculo bíceps a um dos ossos do antebraço (no cotovelo).
O músculo bíceps tem dois tendões que fixam a escápula na articulação do ombro e um tendão que se prende a um dos ossos do braço (rádio) no cotovelo. Os tendões do bíceps no ombro são mais propensos a sofrer laceração do que o do cotovelo.
As lacerações do tendão do bíceps são causadas por um evento de força súbita (como levantar um objeto pesado) ou esticar ou torcer o cotovelo com força. Essas rupturas normalmente ocorrem quando o tendão já está debilitado por uso excessivo (como ocorre durante o levantamento de peso). O uso excessivo pode fazer o tendão ficar inflamado (chamado tendinite) e, às vezes, desgastado. Em pessoas idosas, o tendão pode se degenerar, aumentando o risco de uma ruptura. Outros fatores que podem enfraquecer o tendão também podem aumentar o risco.
A lesão que rompe os tendões do bíceps também pode lesionar outras estruturas do ombro, como a coifa dos rotadores.
O tendão do bíceps pode sofrer uma laceração parcial ou total. Se um tendão do bíceps sofrer ruptura completa, o tendão se separa completamente do osso. Como resultado, as pessoas geralmente não conseguem mover o braço em certas direções.
Se a ruptura do tendão for apenas parcial, o movimento não é afetado, mas o tendão pode continuar a romper‑se e, mais tarde, pode romper‑se totalmente, principalmente se as pessoas exercerem pressão substancial no braço.
Fonte: Manual MSD – Versão Saúde par a família