Pix: A partir desta segunda (04) pagamento tem novas regras

O Banco Central anuncia novas regras para utilização do Pix. Limitação de valor para pagamento é uma das medidas de segurança adotadas

Pix: A partir desta segunda (04) pagamento tem novas regras
O Pix é um mecanismo de transferência de recursos que opera em tempo real, 24 horas por dia - Foto: Reprodução Shutterstock

A partir desta segunda-feira, o Pix tem novas regras para pagamento. Entre elas, o limite de R$1.000 para transações no horário noturno, das 20h até às 6h.

De acordo com o diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, atualmente, 90% das transações realizadas nesse horário estabelecido tem montante igual ou menor a R$ 500.

Portanto, o limite estabelecido terá pouco impacto no uso do sistema de pagamentos. Ainda de acordo com o Banco Central, os bancos devem oferecer aos clientes a opção de cadastrar para receber valores maiores.

Além desta limitação, entram em vigor também o bloqueio cautelar (bloqueio preventivo por 72h), notificação de infração, ampliação de uso de informações para prevenir fraudes e mais mecanismos para proteção de dados.

Com essas medidas, o Banco Central pretende aumentar a proteção e segurança dos usuários, diminuindo as possibilidades de fraudes.

Todas as medidas devem entrar em vigor até o dia 16 de novembro deste ano.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments