Com regras de higienização e distanciamento social por conta da pandemia do novo coronavírus, Camaçari retoma gradativamente os transportes coletivos nesta segunda-feira, mesmo data de liberação de atividades não essenciais de comércio na cidade. O protocolo de medidas sanitárias estabelece limpeza de assentos e itens de segurança, além da limitação de passageiros.
Mototaxistas, por exemplo, além da assepsia de capactes, bancos e barras de apoio, terão que disponibilizar toucas para os passageiros. Cooperativas e táxis devem dispor de barras acrílicas ou cortinas, de plástico ou tecido, na posição do cobrador e do motorista.
Já os ônibus da Cooperunião (costa) e Coostac (sede) têm que oferecer novas linhas de transportes para redes de supermercados de atacado. Eles vão ter que operar com 50% da capacidade de passageiros sentados e bloquear cartões de estudantes. Transporte escolar e intermunicipal, de vans e ônibus, seguem suspensos em Camaçari.
O decreto municipal em Camaçari obriga capacidade máxima da frota, assentos intercalados na diagonal, distância mínima de dois metros e demarcação dos pisos em todos os locais de embarque e desembarque de passageiros, uso de máscara por passageiros e EPI´s pelos funcionários das prestadoras de serviços em terminais e áreas comuns.
Também é preciso ofertar álcool líquido ou em gel a 70% nos terminais e interior dos veículos, medir a temperatura com termômetro digital infravermelho no acesso de público e colaboradores, dar preferência a pagamento com cartão, limpeza diária dos veículos, com ênfase em áreas de contato como volante, botões, puxadores de porta, além de manter as janelas abertas para circulação de ar. Não está proibido o uso de ar condicionado.