O presidente Jair Bolsonaro aprovou uma medida provisória nesta terça-feira (07) que muda as regras de acesso ao Programa Universidade para Todos, o Prouni.
Segundo à medida, a partir de então, alunos que cursaram o ensino médio em escolas particulares, sem bolsa de estudos, também têm acesso ao Programa.
As mudanças causaram discussões nas redes sociais e muitos questionam o aumento da desigualdade educacional no país ou a ampliação do número de pessoas no ensino superior.
Movimentos sociais e militantes da educação defendem que estudantes pobres de escolas públicas vão disputar as vagas com àqueles oriundos de ensino na rede privada e melhor preparados.
Com o Prouni, os estudantes podem ter de 50 a 100% de desconto na mensalidade das faculdades particulares, através da nota do Enem.
O Prouni é um Programa do Governo Federal, criado em 2004 para conceder bolsas integrais ou parciais em instituições de ensino superior para estudantes vindos de escola pública. desde a sua criação, o Prouni já concedeu bolsas para 893.102 estudantes em todo o país.