Hoje (07) é o primeiro dia para entrega da declaração de Imposto de Renda de 2022. Porém, o site da Receita Federal apresenta instabilidade.
Ao acessar a página, tudo normal mas, ao clicar em “baixar programa” se depara com a dificuldade de completar o processo.
A Receita confirmou o problema e recomenda que o usuário aguarde e baixe o programa mais tarde. Segundo nota enviada para o Infomoney, o motivo é o excesso de pessoas acessando a página: “Em razão do alto número de acessos nos primeiros momentos desta manhã, o download do programa está apresentando instabilidade. Essa situação já está sendo tratada e recomenda-se que aguardem e tentem novamente mais tarde”.
Este ano, o prazo é menor devido à atrasos relacionados à tecnologia. Assim, os contribuintes têm até o dia 29 de abril.
Quem deve declarar?
Orientações sobre quem está obrigado a enviar a Declaração de Imposto de Renda à Receita Federal.
Os cidadãos (pessoas físicas), residentes no Brasil, que no ano-calendário (ano anterior ao da entrega da declaração) se enquadraram em uma das situações a seguir estão legalmente obrigadas a enviar a declaração de imposto de renda à Receita Federal.
Quem estiver obrigado e não enviar a declaração até o fim do prazo legal, recebe multa pela falta ou pelo atraso na entrega. Enquanto não enviar a declaração, a pessoa fica com seu CPF na situação “pendente de regularização“.