O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) publicou uma carta aberta na imprensa e em suas redes sociais solicitando medidas urgentes no combate à pandemia, devido a possibilidade do sistema de saúde público e privado entrarem em colapso.
No documento está a declaração de que o Brasil enfrenta o pior momento da pandemia com registro de altos números de pessoas contaminadas, internadas e vítimas fatais. Entre algumas das medidas solicitadas pela Comissão, está a criação de um plano de comunicação que exponha para toda a população, o cenário precário da saúde nacional, a ampliação de testagens e o acompanhamento dos infectados.
Também consta na lista, o pedido para o toque de recolher a nível nacional. A medida já vem sendo adotada em vários estados, mas, como em todas as regiões existe recordes seguidos de números de casos e mortes por causa da doença, os secretários pretendem estender o lockdown a todo o país.
A carta foi publicada dois dias depois do Presidente Bolsonaro ameaçar governadores com corte de repasse de verbas caso continuassem com a proibição de circulação de pessoas e fechamento de estabelecimentos em seus estados, criticar o uso de máscaras e provocar aglomeração.
Até o momento, o país contabiliza 10.551.259 casos registrados, 254.942 mortes e apenas 0,91% da população foi vacinada.