Olha só, galera que dirige caminhão, ônibus ou transporte de carga perigosa! Está chegando a hora de colocar a documentação em dia, viu? Para quem tem carteira nas categorias C, D e E, o relógio está correndo, e a data-limite para fazer o exame toxicológico é dia 31 de março. Esse recado é pra quem tem a CNH vencendo de janeiro a junho. Agora, se a sua carteira vai vencer de julho a dezembro, você tem um pouquinho mais de tempo, até 30 de abril, mas não deixa pra última hora, hein?
Se ligou na multa que vem por aí se deixar passar? A Senatran já avisou que quem dormir no ponto vai sentir no bolso, mesmo que não esteja atrás do volante. A brincadeira sai por R$ 1.467,35, além de você ganhar sete pontos extras na carteira. E não é só isso. De acordo com o Marcelo Araújo, que é fera em direito do trânsito, essa história de fazer o exame não é só por causa da multa. A verdade é que dirigir depois de usar qualquer coisa que mexa com sua cabeça pode acabar em acidente. E ninguém quer isso, certo?
Marcelo dá a letra: “Quando você adota medidas para diminuir os riscos, você está, de fato, zelando pela segurança nas estradas. O grande lance é esse: garantir que todos possam ir e vir sem perrengues”. Armando de Souza, outro expert no assunto, concorda. Para ele, o exame é uma questão de proteger o que a gente tem de mais valioso, que é a vida. O Código de Trânsito Brasileiro também tá nessa, buscando manter todo mundo seguro.
E, para terminar, um dado que faz pensar: tem cerca de 2,4 milhões de motoristas, só contando as categorias C, D e E, que ainda não fizeram o exame toxicológico. Esse número é no Brasil inteiro, incluindo quem está com a CNH valendo e os que já passaram da validade. Então, bora agilizar essa situação? O prazo não espera, e a segurança é prioridade!