Transplante: homem recebe coração de porco nos EUA

Transplante: homem recebe coração de porco nos EUA
O cirurgião Bartley Griffith com o paciente David Bennett no início de janeiro — Foto: University of Maryland School of Medicine via BBC

David Bennett, de 57 anos é a primeira pessoa no mundo a receber, em transplante, o coração de um porco geneticamente modificado.

O procedimento foi feito há três dias em Baltimore, durou cerca de sete horas. Ainda não se sabe realmente quais as chances de sobrevivência de Bennett porque esta era a última esperança de salvar sua vida, mas ele passa bem.

Para realizar a operação, Médicos do Centro Médico da Universidade de Maryland receberam uma licença especial do regulador médico dos EUA.

Atualmente, 17 pessoas morrem por dia nos EUA à espera de um transplante, com mais de 100 mil na lista de espera. Já no Brasil, o primeiro transplante do órgão aconteceu em 1968, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

De lá para cá, apenas 23% dos pacientes que precisam da cirurgia são atendidos no país, recebem um novo coração. Isso porque ainda existe resistência das famílias brasileiras em autorizar a doação.

Muhammad M. Mohiuddin segura o coração de porco geneticamente modificado que seria colocado em David Bennett — Foto: Faculdade de Medicina da Universidade de Maryland (UMSOM) (via Reuters)

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments