Turistas Morrem no Laos Após Consumo de Bebidas Adulteradas com Metanol

Aumenta o número de mortos por consumo de álcool adulterado em Laos

Vítimas de consumir álcool adulterado em Laos
Laos, sobe número de mortos vítimas de álcool adulterado

Seis turistas estrangeiros perderam a vida em Vang Vieng, no Laos, após suspeita de envenenamento por metanol, substância tóxica encontrada em bebidas adulteradas. O caso chamou a atenção para os perigos associados à falsificação de bebidas alcoólicas no Sudeste Asiático, onde a prática tem se tornado recorrente.

O que se sabe até agora da situação de Laos

Os turistas estavam hospedados no Nana Backpackers Hostel e adoeceram após participarem de uma festa em 12 de novembro. Entre os hospitalizados, 12 ao todo, seis morreram: duas australianas, dois dinamarqueses, uma britânica e um norte-americano.

A vítima mais recente foi a jovem australiana Holly Bowles, de 19 anos, que faleceu em um hospital na Tailândia no dia 22 de novembro, um dia após a morte de sua amiga Bianca Jones.

Os sintomas graves começaram logo após consumirem drinques no bar do hostel. Autoridades do Laos chegaram a deter o gerente do estabelecimento para interrogatório. Porém, nenhuma acusação formal foi feita até o momento. 

A polícia continua investigando a possível contaminação das bebidas do bar do hostel onde estavam hospedadas as vítimas, enquanto amostras estão sendo analisadas.

Os perigos do consumo de bebidas falsas e adulteradas

O acontecimento em Laos, felizmente, trouxe aos holofotes os perigos do consumo de bebidas falsas e adulteradas. O metanol, frequentemente usado para baratear custos e aumentar a potência de bebidas falsificadas, pode causar graves danos à saúde, incluindo cegueira, insuficiência hepática e até morte.

Governos como os da Austrália, Grã-Bretanha e Estados Unidos emitiram alertas pedindo cautela no consumo de álcool no Laos. A Embaixada dos EUA no país recomendou que turistas adquiram bebidas apenas de fornecedores licenciados e fiquem atentos a sinais de adulteração. Já a agência estatal do Laos, KPL, prometeu divulgar em breve mais informações sobre o caso.

Vang Vieng, conhecida anteriormente por festas desregradas, tem buscado se reposicionar como destino de ecoturismo. No entanto, casos como esse destacam a necessidade de maior fiscalização para garantir a segurança dos visitantes.

Acompanhe mais notícias sobre o mundo de forma simples, veja os destaques por aqui.

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários