A partir desta segunda-feira (07) está liberado dinheiro esquecido em bancos por pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes desse ano.
Desde o dia 13 de fevereiro que o Banco Central abriu as consultas que informam a data e o local onde o recurso deve ser sacado.
É possível consultar até o dia 11 de março, daí, caso haja valores a receber, o beneficiado faz o pedido de saque e a instituição financeira tem até 12 dias úteis para fazer a transferência.
Para saber se tem algum direito a algum recurso, o interessado deve acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br.
Com o objetivo de evitar congestionamento na página, o Banco Central ordenou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. A cada semana, um público diferente será atendido.
Calendário
- 14 a 18 de março (com repescagem em 19 de março) – prazo de agendamento para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período;
- 21 e 25 de março (com repescagem em 26 de março e também aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h) – quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano;
Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis.
O BC informa ainda que quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa.
Além disso, esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.