A revista Veja dessa semana traz uma matéria em que destaca a parceria entre o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), e o governador da Bahia, Rui Costa (PT). Os dois são rivais históricos, mas deixaram as desavenças de lado em prol do combate à pandemia de covid-19.
“Na prática, Costa e ACM Neto passaram a conversar toda semana, enquanto seus secretários de Saúde se falam diariamente para alinhar as medidas de controle da transmissão do vírus… Em cenas antes inimagináveis, fizeram lives juntos, transmitidas pelas redes sociais de ambos, e concederam entrevistas, também juntos, para informar as medidas contra a crise”, diz trecho da reportagem.
A Veja ressalta que a união entre os governantes tem sido fundamental o número relativamente baixo de mortes em Salvador, em comparação a outras capitais da região que são comandadas por políticos aliados dos governadores. A capital da Bahia tem 80,9 mortes de covid-19 por milhão de habitante, enquanto Recife tem 400,6 e Fortaleza 564,9.
“A trégua na Bahia é um bálsamo em meio à polarização do país e contrasta com o comportamento desastroso de Bolsonaro, que bateu de frente com a maioria dos governadores por rejeitar a política de isolamento social e as orientações da ciência, o que o levou a perder dois ministros da Saúde em menos de um mês”, escreve Roberto Paduan, que assina a matéria da Veja.