No dia 25 de agosto se comemora o Dia do Soldado. Mas você sabe como nasceu essa comemoração? A data foi escolhida para homenagear o militar brasileiro Duque de Caxias.
Nascido em 25 de agosto de 1803, Luis Alves de Lima e Silva na Vila Porto de Estrela no Rio de Janeiro, é considerado o patrono do Exército brasileiro por defender os direitos do país.
Com apenas cinco anos de idade, ele foi aceito como cadete e aos 15 já fazia parte da Academia Real Militar. Sua dedicação o levou a alcançar o posto de Marechal que, segundo a herarquia, é o maior posto da carreira militar.
Ao ingressar nesta carreira, soldado é o posto inicial. À medida em que se desenvolve dentro da instituição, é possível se tornar cabo, sargento, subtenente, tenente, capitão, major, tenente-coronel, e por fim, coronel.
O que faz um soldado?
Soldados são pessoas preparadas para defender o seu país no o Exército, Marinha ou Aeronáutica. Também pode atuar em corporações ligadas aos Estados, como o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e outros.
Além de defender o território nacional, o soldado deve cuidar da população, realizar resgastes e prestar socorro em caso de acidentes.
No Brasil, para se tornar um soldado é preciso participar de um concurso público.