Leilão da tecnologia 5G movimenta telecomunicação no Brasil

A tecnologia 5G chega ao Brasil e seu uso possibilita o acesso à internet em lugares remotos do país que poderão utilizá-la na educação básica

Leilão da tecnologia 5G movimenta telecomunicação no Brasil
O Leilão do 5G acontece nesta sexta-feira (05) - Foto: MCOM

Está acontecendo nesta sexta-feira (05), o maior leilão de telecomunicações da história do Brasil, o leilão do 5G que negocia a a venda de todos os lotes das frequências de 700 MHz, 3,5 GHz, 2,3 GHz e 26 GHz, em blocos nacionais e regionais.

O evento pretende arrecadar R$ 49,7 bilhões em investimento com a negociação das frequências que funcionam como rodovias no ar, por onde passam as ondas eletromagnéticas responsáveis pelas transmissões de TV, rádio e internet.

Com a nova tecnologia, é possível ampliar o acesso à internet nos pequenos vilarejos do Brasil, o que contribui no seu uso para a educação nas escolas públicas.

Ao todo, 15 empresas estão habilitadas a participar do leilão, de acordo com os requisitos do edital: Algar Telecom S.A; Brasil Digital Telecomunicações LTDA; Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A; Claro S.A; Cloud2U Indústria e Comércio de Equipamentos Eletrônicos LTDA; Consórcio 5G Sul; Fly Link LTDA; Mega Net Provedor de Internet e Comércio de Informática LTDA; Neko Serviços de Comunicações, Entretenimento e Educação LTDA; NK 108 Empreendimentos e Participações S.A; Sercomtel Telecomunicações S.A; Telefônica Brasil S.A; TIM S.A; VDF Tecnologia da Informação LTDA e Winity II Telecom LTDA.

A empresa que adquirir a tecnologia 5G, poderá explorar as faixas de frequência por 20 anos.

O leilão começou nesta quinta-feira (04) e, devido ao grande número de proponentes, a previsão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é que o leilão termine hoje (05).

Fonte: Brasil 61

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments