A noite deste domingo (25/04) foi de estrelas. Adaptada à pandemia, a maior cerimônia de premiação do cinema mundial o Oscar 2021 manteve o glamour apesar das restrições devido à Covid-19.
A entrega dos troféus foram feitas nos grandes salões Union Station de Los AngelesUnion, onde estavam a maioria dos indicados ao prêmio. Outros estavam no Reino Unido em Londres e mais alguns apareceram via satélite de lugares como Paris, Praga e Sydney.
Na cerimônia presencial, as estrelas se mantiveram à uma distância segura uma das outras. Vários astros se revezaram na apresentação e a abertura foi feita pela diretora e atriz ganhadora do Oscar Regina King.
Além da cerimônia ocorrida de forma inédita, também teve outros acontecimentos que fizeram do Oscar 2021 algo inédito, como a premiação da primeira mulher asiática como melhor diretora. A cineasta chinesa, Chloé Zhao, levoua estatueta pela direção do filme Nomadland que conta a história de uma mulher em busca de trabalho após a depressão econômica nos Estados Unidos.
Mais uma novidade foi uma atriz coreana a ganhar um Oscar pela primeira vez. Youn Yuh-jung, de 73 anos, ganhou o Oscar pela atuação em Minari. Destaque também para a diretora Regina King, que abriu seu discurso repetindo veredito de Derek Chauvin, o policial condenado na semana passada em todas as três acusações na morte de George Floyd, morto em 25 de março de 2020 em Mineápolis , Minnesota, EUA.
Nomadland levou os prêmios mais cobiçados: Melhor filme, melhor atriz, melhor direção, mas outras categorias também são muito importantes. Aqui estão os demais premiados. E o Oscar vai para…
Melhor filme
- Nomadland (Em cartaz nos cinemas)
Melhor direção
- Chloé Zhao, de Nomadland (Em cartaz nos cinemas)
Melhor ator
- Anthony Hopkins, de Meu pai (Now, Google Play)
Melhor atriz
- Frances McDormand, de Nomadland (Em cartaz nos cinemas)
Melhor ator coadjuvante
- Daniel Kaluuya, de Judas e o messias negro (Em cartaz nos cinemas)
Melhor atriz coadjuvante
- Youn Yuh-jung, de Minari (Em cartaz nos cinemas)
Melhor filme internacional
- Druk – Mais uma rodada, Dinamarca (Now, Apple TV, Google Play)
Melhor roteiro adaptado
- Christopher Hampton e Florian Zeller, por Meu pai (Now, Google Play)
Melhor roteiro original
- Emerald Fennell, por Bela vingança (Estreia nos cinemas prevista para maio)
Melhor figurino
- Ann Roth, por A voz suprema do blues (Netflix)
Melhor trilha sonora
- Trent Reznor, Atticus Ross e Jon Batiste, por Soul (Disney+)
Melhor animação
- Soul (Disney+)
Melhor curta de animação
- Se algo acontecer… te amo (Netflix)
Melhor curta-metragem de ficção
- Dois estranhos (Netflix)
Melhor documentário
- Professor polvo (Netflix)