A banda Pink Floyd voltou a se reunir 28 anos depois para lançar uma música inédita com o objetivo de apoiar os ucranianos.
Toda a renda adquirida com a canção será revestida para amenizar o sofrimento da população da Ucrânia que sofre com mortes, feridos, falta de alimentos, de água desde que foi invadida pela Rússia em fevereiro.
Em entrevista ao jornal britânico ‘The Guardian’, o guitarrista David Gilmour contou que assistiu ao vídeo de Khlyvnyuk cantanto ‘Oh, the Red Viburnum in the Meadow’ e quis ajudar.
“É extremamente difícil e frustrante ver este ataque injustificado e insano de um grande poder sobre uma nação independente, pacífica e democrática. A frustração de ver isso e pensar ‘o que raio posso fazer?”, disse.
Assim nasceu a música ‘Hey Hey, Rise Up!’, feita em parceria entre Gilmour e Nick Mason, é baseada em uma canção ucraniana e conta com os vocais de Andriy Khlyvnyuk da banda Boombox, que Gilmour conheceu em 2015 quando trabalharam juntos.
Nessa gravação foi Gilmour, o baterista original Nick Mason, mais Guy Pratt (baixista que há décadas toca em projetos relacionados ao Floyd) e Nitin Sawhney nos teclados. Já Roger Waters, o outro ex-integrante ainda vivo, não foi chamado para a gravação.
O clipe já está disponível na internet.