21 de Setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência ou Dia da Árvore? Saiba como uma celebração inspirou a outra

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
O Dia Nacional de Lura da Pessoa com Deficiência foi oficializado em 2005 pela lei Nº 11.133 - Foto: Reprodução

Movimentos sociais instituíram 21 de setembro como o Dia Nacional de Lura da Pessoa com Deficiência em 1982, mas oficializada somente em 2005 pela lei Nº 11.133.

Segundo dados da Câmara Inclusão, o Brasil tem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência. Porém essas informações são do censo do IBGE DE 2010.

Considera-se uma pessoa com deficiência, àquela que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividades e requer atenção integral que compreenda ações de promoção, prevenção, assistência, reabilitação e manutenção da saúde .

Assim, as categorias das deficiências são:

– deficiência física;
– deficiência visual;
– deficiência auditiva;
– deficiência mental;
– deficiência múltipla

No entanto, deficiência não quer dizer incapacidade. E é disso que fala a luta simbolizada por esta data, além de abordar a discriminação, atendimento prioritário, direito à reabilitação e acessibilidade.

Nesta luta estão profissionais de diversas áreas que brigam para garantir que a necessidade dessas pessoas sejam respeitadas. Entre elas está a Dra. Luma Dórea, Advogada especialista em Direito Público e Conselheira Jurídica que, em destina uma seção específica em seu site para tratar e esclarecer o assunto.

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência ou Dia da Árvore?

Afinal, em 21 de setembro se celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência ou Dia da Árvore? Os dois. A data foi escolhida porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments