Dia do Estudante: saiba a história da comemoração

O Dia do estudante é uma data comemorada em vários países do mundo. Saiba aqui a história da sua comemoração

Dia do Estudante: saiba a história da comemoração
O Dia do Estudante no Brasil é comemorado desde 1927- Foto: Reprodução

O Dia do Estudante é comemorado no Brasil no dia 11 de agosto desde 1927 e as celebrações nas escolas do país costumam mobilizar alunos e professores em programações especiais para celebrar a data.

No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, por mais um ano as comemorações não podem acontecer. Conforme o censo escolar de 2020, foram registradas 47,3 milhões de matrículas no nível básico, cerca de 579 mil matrículas a menos em comparação com 2019.

Ao se referir à educação de jovens e adultos (EJA), o registro na queda de matrículas é ainda maior: 8,3% em relação ao ano anterior, conforme dados divulgados pela Agência Brasil.

Passados quase dois anos de pandemia, os estados brasileiros aos poucos tentam retomar as atividades escolares, dividindo turmas e alternando os dias da semana para as aulas, agora que a maioria dos professores já tomaram, pelo menos, uma dose da vacina.

Porém o assunto ainda é discutível e muitos pais e profissionais da educação não se sentem seguros para voltar às escolas e questionam se todas as unidades têm condição física e recursos para arcar com o protocolo de higiene e segurança.

Mas como surgiu o Dia do Estudante?

Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro.

Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Já no âmbito internacional, o Dia do Estudante é comemorado em 17 de novembro e faz referência à resistência estudantil à ocupação nazista na antiga Tchecoslováquia, em 1939.

Tal data foi escolhida pelo Conselho Internacional de Estudantes (que hoje é a atual União Internacional dos Estudantes), em 1941, na capital da Inglaterra, como forma de homenagear à referida resistência e, sobretudo, um dos jovens participantes, Jan Opletal, que acabou indo a óbito em 11 de novembro de 1939.

Fonte: Brasil Escola

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments