A terça-feira (02/03) foi de um dia de triste recorde no Brasil. Em 24 horas foram registradas 1.276 mortes por Covid-19 no país pelo quarto dia consecutivo no aumento de vítimas fatais.
De acordo com o painel da Covid no Brasil, o maior número de óbitos novos foi registrado na região sudeste, mais especificamente no estado de São Paulo com 468 mortes nesta terça-feira. No entanto, segundo divulgado no Estadão, o governo avalia a possibilidade de decretar bandeira vermelha mas continuar com as escolas particulares abertas. A decisão deve ser anunciada hoje (03/03).
Já a região sul é a segunda em registro de casos confirmados da doença, são 17.994 e 450 novas mortes nas últimas 24 horas. No Rio Grande do Sul a ocupação dos leitos de UTI adulto já ultrapassou 100% e todas as regiões do estado estão em bandeira preta.
Em uma tentativa de diminuir o contágio do novo coronavírus e evitar o colapso na saúde de todo o país, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) publicou uma carta aberta na última segunda-feira (01/03) sugerindo entre outras medidas, o toque de recolher nacional.
Autoridades de ao menos nove estados já decretaram toque de recolher e seguem monitorando caso haja necessidade de ampliar o decreto: Bahia, Ceará, Santa Catarina, Acre, Amazonas, Mato Grosso, Paraíba, Paraná e Piauí.