Na manhã desta segunda-feira (29/03) a Comissão Temporária da Covid-19 discutiu a possibilidade de vacinas contra a Covid-19 serem produzidas em laboratórios de saúde animal. Na semana passada, o senador Wellington Fagundes se reuniu com a ministra da agricultura, Tereza Cristina para avaliar estratégia necessária para aumentar a produção brasileira de vacinas em 400 milhões de doses.
O Sindicato Nacional da Indústria de Saúde para a Saúde Animal (Sindan) colocou o parque industrial à disposição do Governo para a fabricação dos insumos. Segundo o Sindicato, o complexo possui 28 laboratórios com nível máximo de biossegurança e é dominante no que diz respeito à produção de vacinas inativadas, sendo capaz de atender à demanda de imunizantes.
Diante do agravamento da situação da pandemia em todo o país e da necessidade urgente em adquirir mais vacinas, a Diretora da Anvisa, Mairuze Freitas, disse que todas as possibilidades estão na mesa para serem avaliadas em uma reunião que acontecerão ainda hoje (30/03) com o setor da Agricultura para conhecer as instalações industriais de saúde animal.