No dia 27 de Agosto se comemora o Dia do Corretor de Imóveis. A celebração começou em 27 de agosto de 1962, com o Decreto Lei nº 4.116, a profissão foi regulamentada, sendo, então, criado seu Conselho Federal e os Conselhos Regionais (CRECI’s).
Mas você sabe o que esse profissional faz e o que fazer para iniciar na carreira? Mais que vender ou alugar imóveis, o Corretor realiza sonhos, dedica seu tempo a ajudá-lo a encontrar um lugar que vai será um lar.
Já pensou em se tornar um desses profissionais? Realizar o sonho de abrigar famílias? O que é preciso fazer para ser um Corretor de Imóveis? Veja aqui o passo a passo para entrar e seguir na profissão:
Passo a passo para se tornar um corretor de imóveis
Pré-requisitos:
- Ter mais de 18 anos de idade
- Ter concluído o Ensino Médio
- Formação no curso Técnico de Transações Imobiliárias
O TTI é o curso que forma o corretor e a sua duração varia de 4 meses e pode chegar até 1 ano. Você pode escolher em curso presencial, semi-presencial ou à distância. Neste curso são abordados assuntos como: matemática financeira, noção de arquitetura e assuntos jurídicos.
Após estar matriculado no curso, é necessário que o candidato procure um estágio e ir adquirindo experiência.
Estágio
No estágio o candidato irá saber qual dos ramos imobiliários ele mais se identifica. As imobiliárias possuem serviços para imóveis prontos, locação, loteamento, imóveis comerciais e lançamentos.
Em quanto o futuro corretor está tirando seu CRECI, um técnico responsável (corretor associado) será seu supervisor, que responderá pelo estagiário.
Essa supervisão é feita de forma gratuita, não há divisão de comissão na primeira venda, por exemplo.
Diploma
O diploma não significa que você já se tornou um corretor de imóveis, a próxima etapa e ir até o CRECI da sua região com a série de documentos que são solicitados, realizar o pagamento de algumas taxas e solicitar o registro.
Carteira Profissional
Essa é a etapa final para que você possa exercer a profissão. A sua carteira é entregue em uma cerimônia organizada pelo próprio CRECI.
Lembrando, que a renovação da sua carteira deve ser feita anualmente.
Fonte: Lopes Br