Google homenageia o centenário da atriz Ruth de Souza

A atriz carioca se consolidou na carreira que escolheu ainda adolescente ao ingressar no Teatro Experimental Negro do Rio

Google homenageia a atriz Ruth de Souza em seu centenário
Ruth de Souza é considerada a Primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira - Foto: Reprodução Google

Ruth Pinto de Souza é homenageada pelo Google no ano de seu centenário. Ela foi considerada a primeira dama negra do teatro, do cinema e da televisão brasileira. A primeira a ser indicada ao prêmio internacional de cinema por seu trabalho em Sinhá Moça no Festival de Veneza em 1954.

Nascida no Rio de Janeiro, em 12 de maio de 1921, Ruth sempre quis seguir a carreira de atriz. Ainda adolescente ela ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, movimento que lutava contra a discriminação racial e contribuiu para o ingresso de negros na arte da dramaturgia.

Ruth de Souza construiu uma carreira sólida na sua profissão participando de dezenas de filmes, peças de teatro e produções televisivas. Ruth ganhou ao menos três prêmios como melhor atriz: Troféu APCA em 1976, Festival de Gramado em 2004, 5º Festival Brasil de Cinema Internacional em 2018.

A atriz carioca morreu em 28 de julho de 2019 no Rio de Janeiro.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments