Dia do Cliente: o cliente sempre tem razão?

A relação entre clientes e fornecedores mudou ao longo do tempo: O cliente sempre tem razão! O cliente sempre tem razão?

Dia do Cliente: o cliente sempre tem razão?
No dia 15 de setembro se comemora o Dia do Cliente - Foto: Reprodução

“O cliente sempre tem razão”. Quem nunca ouviu ou não já falou essa máxima? Mas, e aí? O cliente sempre tem razão? A expressão foi criada por Harry Gordon Selfridge em 1909 e fundador da loja de departamento de mesmo nome.

Ao utilizar a frase, a ideia é transmitir ao consumidor a garantia de que ele terá os melhores serviços, produtos e bom atendimento. Ainda hoje o cliente é prioridade de qualquer negócio independente do tipo e tamanho, afinal é o que mantém.

No entanto, ao longo da história a relação entre vendedor e comprador passou por transformações. O cliente não deve ser tratado como um rei absoluto ao quem todos devem se submeter a seus caprichos quando esses alcançam o abuso.

Inclusive, historicamente se tem registro de que muitas empresas que fizeram isso a qualquer custo tiveram prejuízos e até chegaram à falência.

O que especialistas no ramo orientam como regra básica, é que os clientes tenham os seus direitos respeitados. Além disso o encantamento e conquista vem com bom atendimento, comprometimento de prazos e qualidade do produto/serviço garantida.

No dia 15 de setembro, questionamos:

Quando o cliente não tem razão?

Walmor Machado, graduado em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil, listou quatro motivos que, segundo ele, provam que aquela máxima é questionável:

1. Quando prejudica outro cliente

2. Exige o que não foi prometido

3. Desrespeita algum funcionário

4. Prejudica a imagem da empresa

O que fazer para agradar um cliente?

Como o nosso objetivo aqui é homenagear a razão de existir do mercado, seja ele qual for. Seguem dicas para encantar um cliente:

  1. Conheça seu cliente profundamente
  2. Coloque o cliente no centro do processo de venda
  3. Invista em estratégias para melhorar a experiência do cliente
  4. Preocupe-se com o sucesso do cliente
  5. Esteja presente quando o cliente precisar
  6. Ouça feedbacks e crie soluções rapidamente
  7. Apresente resultados

Fonte: Zendesk

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